Entenda como aumentar o ticket médio de sua farmácia com a ajuda da tecnologia!

Entenda como aumentar o ticket médio de sua farmácia com a ajuda da tecnologia!

Entenda o que é ticket médio e como aumentar esse indicador em sua farmácia contando com o apoio de soluções simples e modernas.

Introdução

Aumentar o ticket médio de uma farmácia de forma ética requer alguns cuidados. Possibilitando que a empresa seja lucrativa e capaz de se manter competitiva no mercado.

Ter muitos clientes e trabalhar com o foco que esse público compre valores mais altos, é fundamental para que a empresa possa crescer ao longo dos anos.

Entender a dinâmica do ticket médio e usar isso para favorecer o cenário econômico da empresa é fundamental. Nós vamos te oferecer insights importantes para aumentar o ticket médio com investimentos inteligentes em tecnologia.

Conceito de ticket médio: entenda o que é

Antes de mais nada, é preciso entender que o ticket médio é o valor médio gasto por cada cliente. Ou seja, se foram feitas 100 vendas em seu mês e o faturamento foi de R$8.000 significa que o ticket médio foi de R$80. Esse número é obtido pela divisão do faturamento pelo número de vendas.  

Aumentar o valor gasto pelo consumidor é o objetivo de toda empresa que deseja crescer. Afinal, quando os clientes fazem compras expressivas, torna-se muito mais fácil bater as metas de faturamento sem precisar investir um alto orçamento na captação de novos clientes.

Portanto, aumentar o ticket médio possibilita que a empresa reduza seus investimentos em propaganda. Contribuindo para que mantenha um bom faturamento sem grandes dificuldades.

Veja dicas de como aumentar o ticket médio de sua farmácia:

Após ter dimensão da importância de aumentar o gasto médio de seus clientes, é importante traçar estratégias para fazer esse processo ocorrer em sua farmácia.

Elencamos algumas dicas para que seja possível implementar medidas que estimulam os clientes a aumentarem os gastos durante as visitas em sua farmácia, tais como:

1.  Aposte no marketing digital

Investir em marketing digital para tornar a sua farmácia conhecida na região é um passo importante para divulgar a marca e firmar seu posicionamento no mercado. 

A utilização do Google Meu Negócio, por exemplo, que é uma ferramenta gratuita e que posiciona seu negócio em pesquisas locais. Possibilitando que um usuário pesquise “farmácia” e encontre seu estabelecimento. 

Existem muitas estratégias de marketing digital que podem ser aproveitadas para alavancar seus negócios. Dessa forma, é possível se destacar na região com investimento baixo.

E a partir disso, os clientes chegarão até sua farmácia com mais expressividade. Possibilitando que os resultados nas vendas se revelem cada vez melhores.

Investir em divulgação não só atrai clientes novos, como também possibilita que os clientes atuais se recordem da empresa e voltem a fazer compras.

2.  Conheça a fundo sua gama de produtos

É preciso conhecer intimamente seus produtos, para saber identificar o que as pessoas buscam visando disponibilizar os produtos que sua clientela compra.

Além disso, quando se conhece bem os produtos, é possível organizar melhor os produtos e transmitir maior confiança ao sugerir produtos complementares para o cliente, o instigando a incrementar sua compra. 

Na sessão de beleza, por exemplo, recomenda-se deixar o shampoo perto do condicionador. Formando o kit completo para que a pessoa tenha interesse em comprar todo o conjunto da linha.

Essa é uma estratégia que gera maior facilidade de usar o ambiente e os produtos para impulsionar as vendas.

3. Atente-se às opiniões de sua clientela

Aprimorar a relação com seus clientes é sempre importante, visando que o público se sinta acolhido e tenha facilidade de fazer críticas construtivas.

Ouvir os apontamentos e entender o que seu público procura em sua farmácia é fundamental, é essa ação que irá permitir uma atuação para manter seus clientes satisfeitos com o padrão de atendimento desejado.

Essa estratégia também contribui para que o seu mix de produtos seja cada vez mais adequado ao que o cliente procura.

4. Realize um controle de estoque eficiente

Nenhuma estratégia será verdadeiramente eficaz para aumentar seu ticket médio se o estoque estiver sob gestão ineficiente.

Afinal, os clientes que chegam até sua farmácia e não encontram o que precisam vão procurar os itens necessários na concorrência. Uma vez que, itens de farmácia habitualmente são para consumo imediato e não podem aguardar reposição de estoque.

Automatize o processo de controle de estoque para evitar falhas que arruínam as suas estratégias em busca de turbinar as vendas!

Uma vez que os medicamentos possuem prazo de vencimento e uma série de outros fatores que precisam ser considerados para efetuar uma gestão assertiva, é interessante usar a tecnologia para facilitar essa gestão, de modo que os esforços para aumentar o ticket médio podem valer a pena, ao disponibilizar no estoque todos os produtos que seus clientes habitualmente procuram.

Invista em um sistema ERP capaz de aumentar o ticket médio de sua farmácia e inovar sua forma de gestão: conheça o software LC SISTEMAS!

Como você pode perceber, são vários fatores que impactam em sua estratégia de aumentar o ticket médio das vendas em sua farmácia, dentre eles, o atendimento, a organização e o estoque. 

São questões que você pode manter sob controle com a LC Sistemas! 

Somos especialistas em criar as melhores soluções para gestão empresarial no segmento farmacêutico. Conhecemos a rotina da empresa e oferecemos a máxima qualidade em nossos produtos. 

Com a nossa tecnologia você evita falhas humanas, elimina o retrabalho e ganha tempo para que os colaboradores tornem-se ainda mais produtivos e possam direcionar sua atenção para atividades de maior complexidade.

Tudo isso se alcança com a tecnologia de ponta do software LC SISTEMAS que é voltado para a realidade das farmácias.

Com controle de medicamentos e escrituração dos controlados, integrado ao Programa Farmácia Popular do Governo Federal, disponibiliza atualização gratuita dos preços de acordo com as mudanças da ANVISA e muito mais.

Tudo para facilitar a gestão de sua farmácia, ajudando a aumentar suas vendas e alcançar os melhores resultados.

Aproveite agora mesmo em clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita todos os benefícios que o software oferece.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email