Veja 5 estratégias de redução de gastos para o seu restaurante

Veja 5 estratégias de redução de gastos para o seu restaurante

A redução de gastos é uma necessidade em todos os restaurantes, por isso, elencamos 5 estratégias práticas para implementar hoje em seu negócio.

A redução de gastos costuma ser uma preocupação constante no cotidiano de todas as empresas. Tendo como objetivo que os custos sejam menores para que o lucro possa ser uma margem saudável sem que o produto final custe um valor muito elevado.

A busca por esse equilíbrio é importante em todos os setores de atuação, especialmente em restaurantes que lidam com produtos perecíveis.

Nós elencamos 5 estratégias práticas de redução de gastos que podem ser aplicados hoje mesmo em seu restaurante, proporcionando bons resultados de curto e longo prazo.

Dessa forma, será possível aumentar seus lucros a partir da redução de custos sem impactar negativamente na qualidade de seus pratos!

Confira essas 5 estratégias para começar a aplicar todas elas hoje mesmo em seu restaurante.

🟡Faça uma análise dos gastos gerais de seu restaurante

É impossível falar em redução de gastos sem iniciar pela etapa de analisar os custos atuais de seu restaurante.

Entender detalhadamente quais são os custos de cada conta que o caixa cobre, auxilia o gestor a identificar os valores que são variáveis e os fixos. Bem como, ajuda a entender as dinâmicas do restaurante.

Por exemplo, entre os custos variáveis do abastecimento é um fator a ser analisado constantemente. De modo que, seja possível minimizar custos fazendo melhor aproveitamento dos ingredientes sem abrir mão da qualidade dos insumos utilizados pela empresa.

Observar quais são os itens do cardápio que apresentam poucos pedidos, também é um cuidado importante para reduzir custos e aproveitando para atualizar seu menu.

Pequenas mudanças possibilitam que os clientes experimentem novos sabores e continuem fiéis ao restaurante.

🟡Realize manutenções preventivas para evitar imprevistos

É muito comum que a necessidade de contenção de gastos ocasione a sensação de que postergar manutenções pode ser uma boa ideia. Quando na verdade, o ideal é sempre fazer manutenções preventivas periódicas para evitar contratempos.

Os imprevistos costumam demandar manutenções que custam muito mais caro e que causam outros prejuízos, como não ter bebida gelada durante um final de semana para atender seus clientes.

É importante analisar tudo que está demandando manutenção e programar esses cuidados preventivos para evitar problemas futuros e que custam mais caro. Além disso, a manutenção programada permite que os cuidados com os itens usados no estabelecimento sejam feitos em horário estratégico.

De modo que, as manutenções não afetam o bom funcionamento do restaurante durante o horário de atendimento aos seus clientes. Possibilitando que todos tenham uma ótima experiência em seu estabelecimento ao encontrar o ambiente em perfeito funcionamento.

🟡Reavalie os contratos e serviços com seus fornecedores

Um bom fornecedor é um grande aliado de seu restaurante. No entanto, quando o fornecedor está praticando preços muito acima da média, é preciso renegociar. De modo que, o contrato fique bom para ambas as partes e a relação duradoura com o fornecedor possa ser mantida.

Fazer uma pesquisa de mercado é importante para apresentar dados ao fornecedor visando a conquista de condições contratuais mais favoráveis ao restaurante.

Mesmo que não tenha como objetivo trocar seus fornecedores atuais, é interessante fazer essa análise periódica, com o objetivo de ter resultados positivos para as finanças da empresa.

Tendo em vista que, é natural a subida de preço de alguns produtos de acordo com variações do mercado. No entanto, seu fornecedor sempre deve prezar por uma relação que seja positiva para todos.

E se o custo atual é muito mais elevado que os demais concorrentes isso precisa ser conversado para que a parceria possa ser mantida e ajustada. É importante que periodicamente sua equipe de gestão faça esse tipo de avaliação para adequar os contratos.

Os contratos de serviços também precisam ser reavaliados periodicamente! Que tal renegociar o plano de internet de seu restaurante? Certamente existe algum desconto que pode ser aproveitado.

🟡Execute um controle eficiente dos gastos e desperdícios

É muito importante reduzir o desperdício de alimentos em seu restaurante, para que a margem de lucro seja saudável.

Uma das possibilidades de controle eficiente é programar suas compras de acordo com a real demanda do estabelecimento.

Pode parecer um enorme desafio inicialmente, mas utilizando um bom sistema de gestão especializado em restaurantes, é possível ter parâmetros para uma compra periódica assertiva.

Dessa forma, é possível minimizar os custos de deslocamento e tempo de sua equipe em busca dos melhores ingredientes. Bem como, minimizar o acúmulo de produtos em seu restaurante que acabam estragando e demandando novas compras.

O controle eficiente de estoque deve ser uma política da empresa. Todos os funcionários que trabalham no restaurante precisam entender a importância de fazer bom uso de todos os recursos, para que os próprios colaboradores atuem em conjunto na redução de gastos.

Além disso, o controle eficiente das comandas feito por meio de telas, auxilia a manter os alimentos na temperatura ideal da cozinha até a mesa. Evitando que os pratos tenham o ponto alterado ou algum outro problema que motive o cliente a pedir substituição ocasionando desperdício.  

🟡Reduza os gastos do restaurante controlando de ponta a ponta a sua gestão com alta tecnologia: conheça o software LC SISTEMAS!

Reduzir os custos de seu restaurante se torna muito mais fácil com o controle de gestão de ponta a ponta.

Utilizando um software de gestão completo, voltado para a realidade de restaurantes é possível ter resultados precisos e satisfatórios.

Proporcionando saúde financeira para seu estabelecimento e, consequentemente, impactando positivamente na relação com os clientes.

Afinal, é possível ter uma margem de lucro saudável sem que o preço final de seu cardápio seja elevado. Com o controle de ponta a ponta, a gestão otimiza todos os recursos e proporciona ótimos resultados para a empresa.

Para facilitar a sua gestão e se livrar das planilhas e controles manuais, temos o App LC Coletor de Dados que é completo e perfeito para conferência de estoque.

As informações são coletadas por meio do aplicativo e são exportadas para o software LC SISTEMAS ERP com as quantidades e dados assertivos, e de forma automática. Confira abaixo outras funcionalidades do LC Coletor de dados:

📱 Funcionalidade off-line;

📱 Importa a sua lista de produtos;

📱 Envio de conferência via e-mail;

📱 Coleta rápida de dados e economia de tempo;

📱 Utilização de leitor simples de código de barras ou a câmera do aparelho para ler os códigos;

📱 Intuitivo e preparado para integrar ao seu ERP.

E falando sobre otimização do atendimento do restaurante, conheça tudo que o software LC Sistemas pode oferecer:

🟡 Administração das mesas;

🟡 Envio de pré-conta;

🟡 Impressão de pedidos em impressoras térmicas e bluetooth;

🟡 App mobile – LC Gourmet;

🟡 E muito mais!

Clique agora mesmo no botão abaixo e aproveite a revolução que a tecnologia de ponta pode oferecer para a redução de gastos em seu restaurante.

Este artigo ajudou você?

Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo. 😁

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email